SOBRE A DISCIPLINA

O conceito de Pensamento Computacional ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Mas afinal, no que consiste essa disciplina?

O Pensamento Computacional apresenta fundamentos da Ciência da Computação e desenvolve habilidades socioemocionais da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.

No programa, os alunos aplicam tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.

As aulas são baseadas em projetos, alinhadas com a BNCC e usam técnicas de gamificação para desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro.

pensamento-computacional-main-1.png

O Pensamento Computacional KIDS e TEENS são destinados ao Fundamental 1 (6 a 10 anos) e Fundamental 2 (11 a 14 anos), respectivamente.

Pensada para a matriz curricular, a disciplina é ministrada em uma sala de aula especialmente preparada para colocar a mão na massa e utiliza kits tecnológicos com diferentes níveis de complexidade.

À partir de metodologias ativas, as crianças constroem um portfólio online com os projetos desenvolvidos em aula.

1

Fundamentos da Ciência da Computação: robótica, programação, eletrônica digital, internet coisas e inteligência artificial. das

2

Desenvolvimento de técnicas e habilidades cognitivas para resolução de problemas: algoritmo, abstração, decomposição de problemas, identificação de padrões e análise por dados.

3

Aprendizagem “mão na massa”, com experimento e inventos que dão vida e ajudam a fixar conceitos abstratos curriculares.

4

Desenvolvimento projetos por semestre, propostos como “situações-problema interdisciplinares” alinhados aos padrões propostos na BNCC.

5

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais como colaboração, frustação, feedback, persistência, comunicação, empatia e trabalho em equipe.

6

Utilização de técnicas de jogos para garantir o engajamento dos alunos (gamificação).